bora macetar
se você é daqueles pra quem o ano começa após a folia (tá bom, eu sei que na Bahia ela ainda tá rolando), feliz 2024. hoje temos IA no super bowl, jovem para sempre, direitos autorais e tatuagem...
so, let’s do this 🔥
tattoo pode violar direitos autorais❓
se você é daqueles que já pensou em tatuar alguma obra famosa, a menininha com balão do Banksy, por exemplo, presta atenção nesse caso aqui.
muita gente conhece a famosa tatuadora Kat Von D, e não apenas os fãs de tatuagem (quem me conhece, sabe que sou), afinal ela já foi estrela de dois realities shows do gênero, além de ter lançado uma linha própria de maquiagem, anos atrás.
em 2017, a tatuadora postou em suas redes uma foto da tatuagem que estava acabando de fazer, um retrato do músico Miles Davis.
cortamos para 2021, quando o fotógrafo autor do retrato de Miles acionou Kat Vond D relatando uma série de violações aos direitos autorais incluindo a reutilização da própria tatuagem, as postagens nas redes sociais e a postagem de um esboço da foto que Kat Von D usou para fazer a tatuagem.
veja aqui a postagem que deu origem à confusão.
a tatuadora se defendeu afirmando que, no mundo das tatuagens, é comum não pedir permissão pra usar obras de arte, e que isso seria equiparado ao que se costuma chamar de "arte de fã". a despeito disso, ela ainda disse que a tattoo havia sido feita de graça. 💸
o júri lá na Califórnia decidiu que a tatuagem da Kat não era tão parecida com a foto, e ainda por cima, que ela estava protegida pelo "uso justo" (fair use, expressamente previsto na Lei de Direito Autorais lá de bidenland). ✅
essa decisão foi um alívio para Kat, mas nos lembra que ainda tem muita coisa a ser discutida em termos de direitos autorais e tatuagens. mesmo se tomado o julgamento como parâmetro, imagine que a tatuagem tivesse sido cobrada e a imagem fosse mais parecida. o resultado seria diferente. 🤔
o assunto é daqueles que ainda tem muita lenha pra queimar.
jovem para sempre (e no shape)
se alguém dissesse para você que tem a fórmula da juventude, mas que preconceito, regulação, além da indústria de medicamentos os impedem tornar isso acessível em larga escala, você acreditaria❓
essa é a promessa de uma empresa americana que oferece tratamentos revolucionários que vão lhe dar “qualidade de vida, aumento da densidade óssea, aumento da massa muscular, redução da gordura corporal, redução das partículas de colesterol LDL, aumento da resposta glicêmica, redução da inflamação crônica e reversão da idade epigenética.” 🤔
o nome da startup é minicircle, e apesar de estar registrada em bidenland, ela conduz seus testes em Honduras, já que a regulação americana ainda não deu liberação para os procedimentos.
e tem um monte de gente querendo, tanto que a empresa aceita inscrições em seu site, e ainda cobra uma bela grana 💰💰💰 para que você possa ser cobaia 🐀.
tem até milionário que se inscreveu para cobaia. Bryan Johnson, um empresário da tecnologia, está em uma missão para ficar mais jovem e tá usando uma técnica bem maluca! 💰ele topou ser parte da experiência e tomar uma injeção que promete turbinar a juventude. 💉
a ideia é que essa injeção aumente a produção de uma proteína chamada folistatina, que pode ajudar a reduzir inflamação, aumentar músculos, fortalecer ossos e até melhorar a pele e o cabelo. 😮
além de Bryan, os fundadores da Minicircle também se injetaram com o produto e dizem que estão se sentindo firmes e em forma, mesmo sem muito exercício. 💪
um dos cientistas que está se submetendo à terapia está fazendo uma espécie de diário do tratamento. se quiser, você pode acompanhar aqui.
só para ficar claro, a maioria dos cientistas diz que o prometido é um absurdo, sem contar o fato de que a brincadeira é bem salgadinha - cerca de 25 mil dólares por tratamento.
para quem é de origem jurídica, como eu, fico pensando como deve ser o termo de consentimento informado para se submeter a esse tratamento 😂🤯.
imagina se der certo… ⏳💡
polêmica no (pós) super bowl 🏈
se você é um terráqueo, sabe que no final de semana passado rolou o super bowl, o maior evento esportivo (e de entretenimento) de bidenland. eles pegam o esporte mais popular de lá, o futebol americano, colocam algum famoso pra cantar o hino, bandinha militar, caças sobrevoando, além de um mega artista para fazer o show do intervalo, muitas vezes mais aguardado que o próprio jogo.
o jogo em si foi ótimo. o show do intervalo também foi muito bom, protagonizado pelo talentoso Usher. mas, o grande brilho da noite, ao menos para este que vos escreve, não foi para Taylor Swift, namorada do tigh end do Kansas City, nem para o jogo em si: foi para Alicia Keys, que acompanhou Usher em um trecho do show. confesso, sou fã mesmo (e isso pode contaminar todo o restante que vou escrever 😂, então entenda minha honestidade intelectual rs).
🎤✨ se você piscou, perdeu: o show da diva no Super Bowl foi editado no YouTube! imagina só: uma câmera filmando de cima, descendo até mostrar uma capa vermelha enorme e alguém tocando um piano de cauda, também todo vermelho. 🌹🎹 e quem é❓Alicia Keys, dedilhando as notas iniciais de “If I Ain’t Got You”, um dos seus maiores hits. sua voz, então... ops, falha logo no começo do coro (eu chamaria de charme 😄).
muita gente nem notou. outros perceberam, mas quando foram procurador o vídeo oficial, postado pela NFL, surpresa…não tinha falha nenhuma. muita gente ficou indignada, outros curtiram.
aqui estão os vídeos.
primeiro, o original (com a “falha”).
agora, o editado.
(se você não conseguir abrir o original, é porque ele deve ter sido "eliminado”. sim, estão fazendo take down do vídeo pela internet).
o que pouca gente sabe é que as únicas novidades aí são a sutileza e a velocidade com que o erro “desapareceu”.
J Lo já teve performance ajustada no Saturday Night Live, em 2010. várias mudanças foram feitas na trilogia original de Star Wars.
muitos anos atrás, a própria transmissão do super bowl passou a ocorrer com um delay intencional de alguns segundos, tudo porque um seio de Janet Jackson escapou no show do intervalo).
a questão é que, com uso das recentes tecnologias de IA, tudo ficou mais fácil de “ajustar”.
o ponto não é esse: será que precisamos de ajustes como esse❓ será que a busca pela perfeição “artificial” não descaracteriza a própria arte❓ ok, você pode dizer que desde que inventaram o protools não existe mais voz sem edição. mas é por isso que o ao vivo é o ao vivo.
sei lá, não gosto da ideia dessa busca por uma perfeição sintética.
daqui a pouco vão instalar IA nos karaokês da vida. já imaginou❓ acabaria toda graça desse rolê tão festejado mundo afora 🥃➕🎤.
então, se você foi um dos 126,6 milhões de espectadores estimados que assistiram ao jogo ao vivo, e agora está vendo o vídeo por aí, você não está louco. a voz da Alicia Keys realmente falhou; eles só não querem que a gente lembre disso. 🙈🎶
tendências
tenha paciência (não rende) - ficar por aí dizendo que gen Z só consome conteúdo gratuito. pesquisas mostram que não apenas a gen Z é grande consumidora, como também gera tendências.
for you do TikTok (ainda rende) - BBB. você diz que não assiste, todo mundo senta o sarrafo, mas os caras faturam altíssimo e geram memes como ninguém. é ou não é, calabreso❓
tá na fila do viral (vai render muito) - Vision Pro, da Apple. parece uma máscara de mergulhador, é extremamente caro, mas tem tudo para ser o primeiro passo para a substituição gradativa dos smartphones. as potencialidades são gigantescas. só saber que tio zuck já testou e está de olho é prova disso.
ah, e quem quiser falar sobre evolução de carreira, só me procurar. tem muita coisa pra rolar agora em 2024, a começar pela comunidade LawInova, que entra em seu segundo ciclo (se quiser saber mais, me manda mensagem ou clique aqui) ❤️🔥🔥. mas as inscrições vão apenas até o final de fevereiro.
então é isso, por hoje é só.
Ps: todas as imagens foram retiradas do giphy.com.