será que sou criativo❓
hoje tem direitos autorais na internet, fatos "reais", vazamento no parmera, turma do elon violando privacidade, e mais...simbora
3, 2, 1…🚀
o que você sabe sobre o grande terremoto cascadia 9.1 de 2001, a tempestade solar ☀️ de 2012 e o incidente da peste azul da URSS❓
se a sua resposta foi nada, parabéns, afinal tais fatos jamais ocorreram.
sim, eles foram integralmente criados por pessoas na internet, a partir de imagens geradas no midjourney, a inteligência artificial geradora de imagens da open ai (a mesma que gerou as fotos do papa fashion e do peruca sendo preso). isso mesmo: as pessoas criaram as imagens, depois toda uma estória em torna dessas imagens, e as jogaram na internet como se fossem mesmo fatos históricos.
mais uma vez, a discussão gira toda em torno da desinformação. veja, gerações mais novas, que não tenham vivido nos períodos mencionados nas estórias criadas, poderiam facilmente ser enganadas em um futuro próximo.
mais do que isso, há até mesmo a preocupação de que pessoas possam tentar, de alguma forma, “reescrever a história”, afirmando, por exemplo, que o holocausto jamais ocorreu.
é por isso que especialistas em IA e empresas de mídia social estão focados em encontrar maneiras de reduzir a disseminação de desinformação, continuando a apoiar a capacidade de usar novas tecnologias, tarefa nada fácil, como mostrou o caso do fashion papa.
o tico e tecto anunciou recentemente que todos os deepfakes ou conteúdo manipulado que mostram cenas realistas devem ser rotulados como falsos ou alterados, e deepfakes de figuras públicas não podem ser usados para endossos políticos ou comerciais. a política do Twitter diz que “você não pode compartilhar mídia sintética, manipulada ou fora de contexto que possa enganar ou confundir as pessoas e causar danos (“mídia enganosa”)”.
até que a regulação ocorra, todo cuidado é pouco, em especial antes de assumir que alguma imagem (ou mesmo um fato) é real.
tesla 🚘 é processada por violar a privacidade de clientes com as câmeras 📹 de seus carros (tem até foto de cliente peladão)
uma ação coletiva ajuizada em Bidenland pode trazer dores de cabeça consideráveis à empresa mais famosa do mais famoso treteiro da terra, senhor Musk.
a tesla, famosa por seus carros elétricos e alegadamente autônomos, está respondendo a processo pois vídeos gravados pelas câmeras dos veículos foram difundidos dentre os funcionários da empresa.
ah, “mas esses vídeos não são gravados exatamente para guiar as ferramentas de ajuda?”. pois é, mas não é destes que estamos falando. os vídeos em questão não está sendo utilizados para nenhum aprimoramento algorítmico, mas sim para diversão de mau gosto de alguns funcionários. são vídeos que incluem situações privadas (se é que você me entende) ou embaraçosas, incluindo pessoas nuas.
e ainda piora: as imagens possibilitam a identificação dos locais onde foram feitas, o que pode permitir sua identificação.
vai vendo…vivemos mesmo em um big brother. nem no carro mais as pessoas têm paz. será que a Tesla conseguirá escapar dessa enrascada e garantir a privacidade de seus clientes? fique ligado para os próximos episódios dessa aventura automobilística!
foi brincar de jack sparrow, acabou na prancha ☠️
uma aluna de cursinho preparatório para concursos (meu gisuisssssssssssss) foi condenada por violação de direitos autorais ao brincar de pirata, distribuindo videoaulas que ela adquiria para uso pessoal.
ela adquiria as aulas e então “partilhava” com seus coleguinhas. mas não de modo generoso, afinal ela cobrava para dividir.
sim, ela cobrava preços muito mais baixos do que os praticados pela plataforma oficial, e apesar de dizer que não havia lucrado com a venda das videoaulas, o judiciário não quis nem saber, já que a lei de direitos autorais não exige ganhos para configuração da violação.
o valor da indenização será calculado na média dos cursos comercializados pela senhorita sparrow.
que sirva de recado a todos os marujos lançados ao mar: você pode acabar andando na prancha!
chamem salsicha e scooby…será jobs satoshi nakamoto❓
tá doido…a internet é cheia de teorias malucas, muitas das quais tão absurdas que servem apenas para rir.
mas uma das últimas é de se fazer pensar: será que Steve Jobs, o gênio fundador da Apple, o pai de todos em design (ok, estou exagerando, mas sou fã demais dele), era Satoshi Nakamoto? e quem é esse aí, Ruy? ok, para quem não sabe quem é Satoshi, ele foi o “criador” do bitcoin.
a proposta original que embasou a criação do bitcoin, chamada de whitepaper, intitulada "Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System", publicada em 2008, foi agora encontrada por um tecnólogo em computadores MAC, como verdadeiro easter egg (como se fosse um ovo escondido de páscoa). segundo o tecnólogo, ele estava "apenas tentando consertar sua impressora" quando se deparou com um dispositivo misterioso chamado "Virtual Scanner II". então, ao mudar o tipo de mídia de "Foto" para "Documento", Baio encontrou o famoso white paper do Bitcoin.
foi o suficiente para que a internet fervilhasse, até porque a figura de Satoshi Nakamoto é enigmática. mais do que isso, os detetives da web apontam que Satoshi desapareceu misteriosamente da internet por volta da mesma época da morte de Jobs.
coincidência ou não, essa história emocionante coloca o pai da maçã em um novo patamar de genialidade. será que ele realmente é o mestre das criptomoedas? apenas o tempo dirá (ou scooby e salsicha)! enquanto isso, vamos nos maravilhar com esse mistério digno de um thriller tecnológico.
tava na hora de algo dar errado para a turma do abel
brincadeirinha, claro, afinal o assunto é sério.
o Palmeiras foi vítima de um ataque cibernético em seu diretório administrativo, mostrando que a luta por segurança acontece tanto dentro quanto fora dos estádios.
em nota, o clube informou que já entrou em campo com as medidas legais junto à ANPD e seguiu as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
ao que parece, os torcedores do verde podem respirar aliviados, pois as informações do programa Avanti e do sistema de biometria facial estavam em servidores externos e não foram afetadas. a equipe registrou uma ocorrência na delegacia especializada para garantir que os invasores não marquem nenhum gol contra o time.
esse não é o primeiro "jogo" contra hackers que o Palmeiras enfrenta. em agosto de 2022, o clube sofreu outro ataque e precisou adiar a venda de ingressos para um jogo contra o Atlético Mineiro. na época, o Palmeiras agiu rapidamente, retirou o site do ar como medida de segurança e restabeleceu o sistema de vendas.
se nada foi vazado, talvez os malfeitores estivessem procurando um mundial 🙃. brincadeirinha, calma, povo lindo alviverde.
bom, ao menos neste caso, meus dados não seriam vazados 😜. lembrem-se do ditado do português: cabeça fria…
jabazeira 😜 (com paródia feita pelo gpt, se liga)
como vocês sabem, pois já fiz um jabá na última edição dessa respeitável publicação rs, estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso de Legal Design da LawInova, minha empresa de educação digital, cursos in company, etc.
então, pedi ao meu assistente pessoal, mister chatgpt, para criar uma paródia, e ele me saiu com essa abaixo:
(To the tune of "Poeira" by Ivete Sangalo)
Depois de seis meses sem estudar
Eu não sabia o que fazer
Mas agora a Lawinova anunciou
A terceira turma de Legal Design vai começar!
Uma oportunidade única
Para adquirir uma nova habilidade
Que pode me destacar no mundo jurídico
E me levar para a alta sociedade!
Mas as vagas são poucas, poucas mesmo
Então eu tenho que agir depressa
Não vou perder essa oportunidade
De aprender algo que está em alta no universo jurídico global!
O curso vai rolar nos dias 20 e 27 de maio
Das 10 às 17:30, presencialmente eu vou estar lá
Aprender Legal Design é o que eu preciso
E a Lawinova vai me guiar!
Legal Design é a tendência atual
No universo jurídico global
Não fique para trás, venha conosco estudar
E a sua carreira, você irá turbinar!
(Refrão)
Vou estudar Legal Design na Lawinova
E me tornar um especialista em design de Lei
Com uma nova habilidade, vou me destacar
E no mundo jurídico, eu vou brilhar!
então é isso, por hoje é só.
Ps: todas as imagens foram retiradas do giphy.com, exceção às fotos produzidas pelo midjourney, citadas na newsletter.