oi sumido 🫶
na última news falamos sobre várias coisas, mas o assunto dos carros taradões causou....hoje temos outros assuntos, polêmicos como sempre. inclusive, um repúdio ao final da news (dos mais sérios)
partiu matar saudades 💞
imagino que você esteja todo pimpão com suas criações no chatgptudo, dallE e outras AI - mas o que você está criando, é seu mesmo❓
esse é um assunto extremamente quente no universo jurídico, e que ainda vai render muito, mas muito mesmo.
a questão parece simples: imagine que você tenha dado prompts (comandos) e o output (resultado) tenha sido um belo artigo, trabalho, o que quer que seja. você pode pleitear direitos autorais❓
a resposta também parece simples, já que a legislação brazuca, assim como a de propriedade intelectual de praticamente o mundo todo, define direitos autorais como resultado do intelecto humano, e isso é próprio de pessoas naturais.
é bem verdade que sistemas como o chatgpt são LLM, grandes modelos de linguagem. ou seja, ele não cria, ele organiza, contextualiza e te devolve a partir de dados que ele coletou na própria rede. e veja, esses dados são de outra pessoa, muito provavelmente. portanto, não só sua criação seria discutível, como você ainda poderia responder por violação a direitos autorais de outra pessoa.
não vou entrar aqui na discussão do mérito criativo, pois isso seria aprofundar demais o assunto para a newsletter, mas trago outro exemplo, agora fora do chatgpt.
um cientista, chamado Stephen Thaler, criou um algoritmo, batizado de DABUS, e o programou para inventar algo patenteável, e isso parte da premissa da novidade. o algoritmo pesquisou tudo, todo o estado da arte e…voilà, a IA afirmou ter inventado algo completamente sozinha. sim, isso mesmo, ela teve uma "ideia"! 🤯
Thaler foi pleitear a patente da invenção, mas eis a questão: as invenções da Dabus podem ser patenteadas como se fossem de um ser humano? alguns dos chefões das patentes pelo mundo afora disseram: "não, obrigado! patentes são coisas de humanos!" 🙅♂️
mas, ei, isso levanta uma questão gigantesca: se as máquinas começam a "pensar" e "criar", quem vai ficar com o troféu (ou a patente) no final do dia? 🏆
fique ligado, porque este é apenas o começo de uma discussão que promete! e, quem sabe, em breve, seu liquidificador possa querer os direitos autorais da próxima vitamina que você fizer. 🍹😉
lei dos sem falsificações - mas vale para os “a fazenda”❓
atenção, fãs de celebridades e aficionados por tecnologia! 🤩🤖
lembra quando falei aqui do episódio joan is awful, de black mirror❓
vai pensando que é pouca porcaria…
está rolando um papo sério em Washington sobre clonagem, e dessa vez não é sobre ovelhas, dinossauros ou bilionários que querem se replicar, e sim de vozes e imagens de famosos com a ajuda da inteligência artificial!
os congressistas lá de bidenland propuseram um projeto de lei chamado "No Fakes Act" (em tradução livre, "Lei dos Sem Falsificações" 🚫🎭) de 2023, cujo objetivo é garantir que celebrities não tenham suas caras ou vozes replicadas digitalmente sem permissão. o bagulho é tão sério que a autoria do projeto é conjunta, mesmo em um ambiente polarizado como o nosso aqui. imagina só, a Beyoncé cantando uma música que ela nunca cantou de verdade?! 😱🎤
essa lei impediria o uso desses clones digitais sem a permissão do artista, a não ser que fosse para notícias, esportes, documentários, entre outros. e se você tá pensando em usar essa tecnologia para fazer paródias ou críticas, tá liberado! 😉🎥 ou seja, o que o projeto visa, de verdade, é (1) evitar a desinformação e (2) garantir os trabalhos e direitos destas pessoas.
um detalhe interessante: essa proteção valeria enquanto o artista estiver vivo e, depois de seu falecimento, por mais 70 anos! ⏳👻
e vale lembrar que não tem nada de futuro aqui, queridões. isso é mais do que presente, e prova é a música com as vozes do Drake e The Weeknd, feitas por IA, que viralizou no ticoteco e YouTube... só que sem permissão dos artistas! 🎶🤯
as associações dos artistas curtiram, deram joinha 👍. mas tem gente que falou que é tudo bobagem, mais do mesmo, e que isso pode dar mais confusão no futuro 🤔📜
a pergunta que fica é: será que os participantes da fazenda estariam protegidos❓😜
a IA vai cuidar também do seu corpinho❓
eu confesso aqui que gosto de treinar, mas não gosto de academia. acho um saco (perdão pela indelicadeza) ter de ir até um lugar cheio, barulhento, revezar aparelhos com pessoas que muitas vezes sequer limpam o próprio suor, e outras tantas que vão lá apenas para desfilar seus tênis recém adquiridos. mas, enfim, eu sou eu, ainda que eu seja um chato 😜.
então, vamos fazer aqui uma enquete (e não vale mentir, hein): quem já fez promessa de ano novo de começar academia❓ e quem já fez matrícula, pagou planos longos, treinou duas, três vezes, pra nunca mais❓
deve ter muita gente que respondeu EU para as duas perguntas acima. 💸💸💸🏋️💪
pois eu não sei se essa notícia vai te dar mais ou menos disposição para treinar, afinal não sei quem aqui é mais fã de tecnologia do que de pessoas.
que o chatgptudo consegue montar treinos para as pessoas, inclusive dividindo frequência, grupos musculares, etc, todo mundo já sabe.
mas tem uma galera do texas, a terra dos cowboys de bidenland, que foi além.
eles criaram uma academia chamada Lumin Fitness. e qual seu diferencial❓ ela tem quase só treinadores virtuais IA (tá, tem um humano lá provavelmente só pra ligar e desligar as coisas 😅).
os alunos podem treinar sozinhos com esse coach virtual ou em aulas coletivas de alta intensidade.
e o mais louco: tem sensores por todo lado, até nas telas LED, que acompanham seus movimentos e dão conselhos personalizados com base na sua performance.🏃♂️📊 imagine a tela dizendo para você, durante uma sessão de mountain climbers: “pare de rebolar!” 🍑😂 ou então: “ao que parece, senhor exagerou na cerveja no final de semana”. 🫃
os donos apostam que a novidade vai levar muita gente pra academia, em especial aqueles que nunca gostaram de ir.
sei não…🙈
ticoteco multado na europa, DE NOVO 💰💰💰
parece que o TikTok deu (MAIS) uma escorregada 🍌 na Europa!
a plataforma de dancinhas (e dicas mil) levou uma multa de $368 milhões de euros (migs, faz a conta aí…) por não cuidar direitinho da privacidade dos dados.
e quem deu esse puxão de orelha no ticoteco foi, mais uma vez, a ICO, atuante Comissão de Proteção de Dados da Irlanda 🍀, que cuida da privacidade de várias empresas tech que ficam em Dublin (em função de suas leis criando ambientes de negócios favoráveis, a grande maioria se estabelece por lá).
a ICO ficou pistola mesmo 🔫 foi com a proteção da privacidade das crianças. descobriram que as configurações padrão das contas dos adolescentes eram públicas, ou seja, qualquer um podia ver e comentar nos vídeos 🎥. e sabe aquele recurso "familiar" pra pais controlarem as contas dos filhos❓ não estava tão rigoroso assim! 😱 isso deixava adultos mandarem mensagens diretas pra jovens de 16 e 17 anos sem a permissão deles.
tem mais: segundo o órgão, o ticoteco estava, digamos, "incentivando" os teens a escolherem opções menos privadas quando criavam a conta ou postavam vídeos. não tá fácil!
o ticoteco não gostou nadinha, em especial porque disse: "Peraí! 😲 muita coisa que vocês estão falando já arrumamos antes da investigação começar em 2021". afirmaram que contas de menores de 16 já eram privadas e que desativaram as mensagens diretas pra quem tem de 13 a 15 anos.
vale lembrar: não é a primeira vez que o ticoteco leva multa por causa de privacidade. eles já foram multados nas terras de charles, o rei, em £12,7 milhões (libras esterlinas) em abril por não cuidarem direito dos dados das crianças.
será que agora o app da bytedance vai ficar mais ligado nesses rolês de privacidade❓ 🤷♂️📱
nota de repúdio
foram amplamente divulgados nas redes sociais vídeos extraídos de sessões de julgamento da 4ª Turma do TRT-8, nos quais o desembargador Georgenor de Sousa Franco Filho dá um verdadeiro show de horrores! se você não viu ou ouviu, clique aqui para ver um resumo.
fala com desdém de uma advogada grávida, afirmando não se tratar de doença para adiar um julgamento, chama os advogados de “máfia”, e ainda não permite que um advogado se manifeste na tribuna, falando que "democracia faz parte. Antes a democracia daqui do que a do Hamas, mas se quiser a gente adota a do Hamas também".
é repugnante saber que este senhor é desembargador. claramente, não tem inteligência emocional e equilíbrio que seriam obrigatórios aos julgadores, assim como não tem postura e educação, que seriam obrigatórias a qualquer pessoa que ocupa função pública. vou além, não tem a mínima noção sequer do que é ser funcionário público, alguém pago pelo erário público para servir ao público.
espero que os órgãos de controle tomem alguma providência, mas algo que derrube este senhor do pedestal que ele próprio se colocou. não digo mais por respeito às pessoas que chegaram até aqui.
então é isso, por hoje é só.
Ps: todas as imagens foram retiradas do tenor.com e giphy.com
Adorei esse conteúdo!!!