chegamos, nós e o canarinho pistola...haja coração ❤️🔥
hoje tem notícias dos apps da copa, do babado da ftx que abalou o mundo cripto, dos matchs do tinder gerados por IA, e mais...então sente, leia, divirta-se, depois volte à copa do mundo...
3, 2, 1, partiu 🚀
agora são os apps oficiais da copa: vai baixando app, vai…
se você é daqueles que vai (ou já está) ao Catar para assistir à copa do mundo in loco, deve ter recebido a “recomendação” do governo para baixar dois apps: Hayya e Ehteraz.
o primeiro é o app oficial do evento, o segundo para as pessoas que tenham alguma necessidade de atendimento médico.
até aí tudo bem, “simpático”, poderia pensar um incauto.
o que todos nós sabemos, faz tempo, é que o Catar não é lá um “modelo de liberdades”.
até por isso, os apps foram minuciosamente analisados por especialistas ao redor do mundo, especialmente europeus, e o resultado da análise não surpreende, por assim dizer: “não baixem” kkkkkk.
a questão é: quais os problemas❓
de um modo bem simples, os apps funcionam como spywares. para quem não tem muita familiaridade com o assunto, os apps coletam muito além daquilo que dizem coletar, para finalidades não declaradas, impedindo, inclusive, que você desative a opção de suspender a função de localização geográfica.
as análises demonstraram que a coleta vai muito além daquilo que é declarado nas respectivas políticas de privacidade.
e tem mais: os dados são coletados e transferidos a um servidor externo ☠️.
o risco para a privacidade é tanto que a autoridade alemã recomenda que se baixem apenas se absolutamente necessário. e mais, em dispositivo preferencialmente vazio.
a autoridade francesa vai na mesma linha, e ainda adverte para se ter especial cuidado com contatos, fotos e vídeos.
tá maluco…não há mais paz na vida, nem na hora da copa. já não bastava não vender cerveja❓
precisa de ajudinha para o tinder❓
o tinder é um daqueles apps para os quais vivem surgindo inovações, sendo que a maioria delas é bastante controversa 😯 (basta lembrar daquela, em funcionamento na terra do tio sam, pela qual você poderia puxar a capivara do seu alvo, antes do match, desde que pagasse por isso).
agora, duas startups estão desenvolvendo produtos para serem utilizados com o app.
a primeira é mais inocente (a primeira vista): ela acha que suas fotos de perfil são ruins, então você paga um valor, envia a ela um pacote de fotos, escolhe a opção “tinder”, e em poucas horas ela te devolve as fotos totalmente trabalhadas para a sedução 😂😝.
a inocência, entretanto…onde vão parar as fotos que você enviou❓ vai saber.
a segunda está convicta de que você tem o famoso “dedo podre”. assim, ela decidiu dar uma forcinha, possibilitando que seus usuários tenham a ajudinha de uma IA especialmente voltada para encontrar sua metade da 🍊.
você poderia pensar: “que legal”, mas… não vá achando que isso aí é coisa de filme da disney, não.
primeiro, tudo será cobrado para substituir seu dedinho 👆🏻, e não é nada barato…
segundo, e aqui entra o malucão da privacidade: imagine a quantidade de dados que eles não devem tratar, e o profiling que vão fazer, tudo para que você possa ter um date que, pretensamente, será uma decisão mais acertada.
ah, vai se catar…(só não pode ficar se catando lá no Catar, ou vai dar ruim).
o que virá após o passarinho azul❓já abriu seu Koo❓
se você esteve no planeta terra nos últimos meses, deve saber ao menos parte de todo imbróglio envolvendo o controverso Elon Musk e o Twitter.
depois de muitas idas e vindas, elon comprou o twitter e, desde então, tomou uma série de medidas bastante controversas.
tão controversas, mas tão controversas, que o próprio elon já andou falando por aí que pode pleitear a falência da empresa (lá a falência é um bocadinho diferença da de cá, existindo a possibilidade de recuperação pelo famoso chapter 11).
de um modo ou de outro, o que tem ocorrido é uma debandada de funcionários e, também, muitos usuários, muitos dos quais migrando para um app semelhante, de origem indiana, que está bombando em downloads, o KOO.
eu sei, eu sei…esse app é o sonho de qualquer pessoa que tenha alma de quinta série 🤡.
voltando ao assunto sério, com a aparente derrocada do twitter, especialistas têm recomendado que os usuários baixem seus dados e contatos do app, antes que seja tarde.
portanto, mãos à obra.
o babado FTX: crash no mundo cripto
o assunto é bastante longo, e complexo, para ser explicado em poucas linhas, mas vou tentar aqui com um resumo e algumas analogias.
imagine que você tenha seu dinheiro guardado em um banco qualquer. como nem todo dinheiro em circulação é físico, mas fiduciário, se todos os clientes quiserem sacar 🏧 os valores ao mesmo tempo, ou em curto período de tempo, o banco não terá como atender a demanda, e provavelmente vai colapsar. quando isso acontece, os bancos suspendem ou limitam os saques (os hermanos de messi fazem isso toda hora).
mas, quando se trata de bancos, há forte regulação, em especial no brasil, tudo de modo a se reduzir os riscos.
agora, vamos ao mundo cripto. as criptomoedas foram criadas exatamente para que não haja intervenção estatal em sua operação. ou seja, as pessoas transacionam entre si, apenas com a intermediação de exchanges, corretoras em sentido estrito.
é por intermédio dessas exchanges, corretoras, que as pessoas transacionam criptomoedas.
as boas práticas recomendam que sempre que alguém comprar cripto ela seja transferida para uma wallet, carteira, à qual apenas o titular terá acesso. existe até uma frase muito conhecida, quase um mantra nesse mercado: “not your keys, not your coins”. ou seja, só você tem a senha. se perder, rodou. é como tirar o dinheiro do banco e guardar em um colchão super secreto, que só você sabe onde está e como acessar.
muitas pessoas, entretanto, compram cripto e deixam sob custódia dessas corretoras, não as transferindo de imediato para wallets .
feita essa introdução, vamos ao que interessa.
a FTX era uma das principais corretoras do mundo, segunda ou terceira maior, segundo fontes distintas.
com a crise mundial, pessoas costumam preferir investimentos conservadores, atrelados ao dólar. muita gente, então, passou a liquidar suas criptomoedas, o que fez com que o valor despencasse. em efeito cascata, outros passam a vender.
a se somar, boatos de mercado de que a FTX ia mal das pernas.
é somar 1 + 1. clientes começaram a pleitear saque de valores em larga escala, e a FTX, então, sem liquidez, suspendeu as ordens.
como pau que dá em chico, dá em francisco, o mercado entrou em pânico, e isso estimulou uma corrida a todas as demais corretoras, agora todo mundo querendo tirar seu dinheirinho de lá.
basicamente é isso o que aconteceu.
o tamanho do prejuízo❓ até aqui, incalculável. apenas em relação aos seus 10 maiores credores, a FTX declarou dever 1,45 bi de dólares 💵.
tá maluco, doidão…
nós pagamos (caríssimo $$$) por essa lei
ah, camboriú…
balneário camboriú, em santa catarina, é uma belíssima cidade de praia.
nos últimos anos, virou uma espécie de paraíso de ricos e famosos no verão em terra brasilis. é um desfile de carrões e humanos outdoor em uma cidade que mescla a beleza de suas praias a enormes arranha-céus destinados a quebrar recordes.
é também uma cidade com algumas leis bastante absurdas.
uma delas, a de número 3060, obriga bares, restaurantes e similares a disponibilizar fio dental “em quantidade suficiente” a atender seus clientes.
ah, legal, não fosse um detalhe, o mesmo de “quase” sempre: quem paga essa conta❓
achando que é esperto, o autor do projeto previu que o fio dental não pode ser cobrado dos clientes. malandrão….
então tá, não será cobrado, assim como não o são a luz, a água e o salário dos funcionários.
vai se catar…
então é isso, por hoje é só.
Ps: todas as imagens foram retiradas do giphy.com